SOBRE VIRACOPOS

Fatos

Primeiro voo a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em 19/10/1960, operado por um Boeing 707 da Varig, tendo como piloto o Comandante Durval Breda Cardoso. O destino foi o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão).

 

Aeroporto de Viracopos, uma excelente opção:

 

Viracopos teve sua construção iniciada na década de 1950 pelo governador Adhemar Pereira de Barros e foi inaugurado em 19 de outubro de 1960, através da Portaria Ministerial n.º 756, que o elevou à categoria de Aeroporto Internacional e homologado para aeronaves a jato puro. Sua longa pista, com 3.240m x 45m, foi construída para receber com segurança os quadrimotores a jato de primeira geração: Comet, Vickers VC-10, Douglas DC-8, e 990 e o Boeing 707.

Ao longo dos anos, várias reformas foram realizadas para que o aeroporto  pudesse acompanhar a evolução da aviação. A partir de 1978 a Infraero começou a administrar o Terminal de Cargas e, em 1980, recebeu do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), a administração geral do Aeroporto Internacional de Viracopos - Campinas.

Na época, a utilização dos jatos era crescente no setor aéreo nacional e a construção de Viracopos surgiu como uma alternativa para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, até então o único do país com pistas longas e condições necessárias para receber tais modelos de aeronave.

A localização estratégica de Viracopos também pesou para que o aeroporto recebesse os investimentos do poder público a fim de  se transformar numa alternativa ao Galeão. Afinal, localiza-se numa região com condições climáticas favoráveis na maior parte do ano e tem o maior índice de aproveitamento operacional do país, neste quesito. Vale o destacar que enquanto grande parte dos aeroportos no centro-sul brasileiro fecha, ou operam por instrumentos nos dias em que a atuação das frentes frias é mais acentuada, Viracopos permanece aberto, recebendo inclusive os voos destinados a outros aeroportos que estejam temporariamente sem condições de operação. Em média, o aeroporto de Campinas permanece fechado apenas seis horas por ano em razão das condições meteorológicas.

A vocação cargueira de Viracopos foi consolidada na década de 1990, quando o aeroporto despontou para o segmento de Carga Aérea Internacional. Sua infra-estrutura foi ampliada e os processos de movimentação de carga e desembaraço aduaneiro modernizados, transformando o aeroporto em referência logística no cenário nacional.

Atualmente é administrado por uma concessionária, responsável por sua ampliação e modernização, com objetivo de transformá-lo no maior terminal da América Latina.

O novo Aeroporto de Viracopos, foi concebido a partir do conceito de “Aeroporto Cidade” e sua expansão prevê hotéis, Shopping Center, Centro de Convenções, tudo em perfeita harmonia, facilitando assim a recepção de seus passageiros. Já se encontra operando parcialmente com o novo Terminal 01, contando com uma estrutura de 28 pontes de embarque (fingers) e 7 novas posições remotas no pátio de aeronaves, que lhe permite receber até 22 milhões de passageiros ao ano.

O aeroporto, teve um fluxo de aproximadamente 10 milhões de passageiros no ano de 2014 e ainda está prevista a construção de uma segunda pista, que permitirá de forma simultânea com a atual, aumentar ainda mais o número de pousos e decolagens, diariamente.

Ao realizar seus eventos, traga os passageiros por Viracopos e conte com a FANTINI RECEPTIVO, para recebe-los da melhor maneira!

 

NOVO TERMINAL DE PASSAGEIROS, EM OPERAÇÃO DESDE MAIO DE2014 E INAUGURADO POR COMPLETO EM 23/04/2016.
Terminal
 

Excelência em atendimento